Dúvidas sobre o que pode ou não pode levar na bagagem?
Confira aqui o que você pode levar na mala de mão e também os itens proibidos.
Itens permitidos :
- Álcool gel 70% num frasco de até 100ml
- Máscara facial (proteção contra vírus) e máscara para dormir, se gostar de dormir no avião
- Casacos
- Perfume (até 100ml se for voo internacional, e o ideal é adotar essa regra mesmo em voo nacional)
- Líquidos como géis, cremes, aerossóis, desodorante, pasta de dente e similares, o ideal é seguir sempre a regra para voos internacionais, de frascos com até 100ml cada item. Dentro do Brasil, é possível levar líquidos até 1 litro, mas eles analisam, questionam, então é bom checar as restrições impostas pela companhia aérea, ainda mais pós pandemia.
- Livros e revistas
- Computador, tablets, celular, bateria extra, carregadores e cabos
- Máquina fotográfica
- Lanches. Se estiver com crianças, é possível levar papinhas, leite e outras comidinhas suficientes para o voo.
- Medicamentos
Itens proibidos na mala de mão :
- Álcool líquido e outros líquidos inflamáveis
- Spray de pimenta
- Objetos cortantes – facas, tesouras, pinças, cortadores de unha, alicates, ferramentas
- Gel e aerossóis acima de 100ml
- Armas de fogo e até mesmo armas de brinquedo
- Animais e plantas (somente com autorização)
- Alvejantes, venenos, ácidos
- Skate elétrico e/ou outros equipamentos com baterias de íon de litio
- isqueiros
- Compras do Duty Free tem restrições quanto à quantidade de líquidos.

Antes de começar a planejar a viagem, procure pesquisar e entender as regras de cada companhia aérea já que no Brasil não existe uma legislação única, ou seja, cada empresa possui suas políticas em relação a esse assunto. Cabe ao viajante escolher a empresa que ofereça a viagem mais agradável para seu bichinho. Para destinos dentro do Brasil é necessária a Carteira de Vacinação do animal atualizada, que comprove a vacinação contra a raiva, e o Atestado de Sanidade Animal emitido pelo médico veterinário com registro no CRMV-UF. Poderá ser realizado pelo seu veterinário de escolha, devidamente registrado no órgão de competência do seu Estado. O atestado deve ser emitido em um prazo de 10 (dez) dias antes da viagem e conter as seguintes informações: Identificação do proprietário (nome completo, endereço, RG e CPF, telefone). Identificação do animal (nome, espécie, data de nascimento, microchip, pelagem, raça). Informação sobre as vacinações (informações completas sobre a imunização contra a raiva*) Informações sobre o tratamento antiparasitário. Informações sobre a saúde do animal. Identificação do médico veterinário com carimbo e registro no órgão competente. Data e local Comprovante da vacinação antirrábica para animais com mais de 3 meses, informando o laboratório produtor, a categoria da vacina, o número da ampola usada, o carimbo e assinatura do médico veterinário que a aplicou. É imprescindível que a vacina tenha sido aplicada entre 30 dias e 1 ano antes do embarque. Lembrando que cada companhia aérea tem sua regra quanto ao transporte de animais. Consulte seu agente de viagens para mais informações !

Inicialmente prevista para maio de 2023, a implementação do ETIAS, sigla em inglês para Sistema Europeu de Informação de Viagem e Autorização, foi adiada para 2024. A partir do ano que vem, ainda sem data definida, os brasileiros terão que pagar uma taxa de € 7 (cerca de R$ 38) para obter uma autorização de viagem, que será exigida para entrar em qualquer país integrante do Espaço Schengen. O documento, visa combater a imigração ilegal e aumentar a segurança dentro do bloco. A contrapartida para o viajante é que essa autorização prévia deverá diminuir as filas e o tempo de passagem pela imigração.